A Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú realizou no último mês de setembro o 1º Intercâmbio para troca de experiências e vivências entre comunidades e organizações do Sertão do Pajeú, no estado de Pernambuco.
O intercâmbio aconteceu na comunidade Gameleira, no município de Itapetim, com a participação de grupos de mulheres acompanhados pela Rede através do “Projeto Mulheres em Rede Produzindo Alimentos, Garantindo Renda e Sustentabilidade no Quintal de Casa”, em parceria com o ISPN – Instituto Sociedade, População e Natureza, por meio da estratégia Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS).
Estiveram presentes mulheres de diversas comunidades rurais dos municípios de Itapetim, São José do Egito e Santa Terezinha. Na ocasião, as mulheres puderam conhecer experiências exitosas com a produção de mudas, recuperação de matas ciliares, sistema de produção de forragem com plantas adaptadas e sistema de agrofloresta.
“Foi um momento importante que possibilitou a troca de experiências e vivências entre mulheres de diferentes comunidades e municípios da região, onde cada uma pode compartilhar seus conhecimentos e aprender novas experiências e tecnologias exitosas que vêm sendo implantadas pelas famílias da região”, explicou Ana Cristina Nobre, técnica da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú.